PROJETO FOLCLORE
VULCÕES
A NATUREZA
Projeto interdisciplinar desenvolvido pelas professoras: Sabrina Floriani, Fernanda Bräscher e Edi Hoffer.
Tantas lendas, parlendas e adivinhas serão trabalhados neste período em que se comemora o folclore brasileiro.
Mas como lageanos não podemos deixar de lado o que é da nossa terra e dar ênfase na lenda da "Gralha Azul".
Sendo assim os alunos desta Unidade Escolar tiveram por objetivo principal neste projeto relacionar a própria realidade social e cultural, percebendo a influência do meio ambiente em nossa sociedade, compreendendo o importante papel de todos em busca de soluções pertinentes para a preservação da natureza.
VULCÕES
Professora Angelita Arruda
Objetivo: levar os alunos a compreender a existência do Planeta Terra e passem a ter sede de conhecimento sobre a Terra, suas leis naturais e seu desenvolvimento através do tempo.
A NATUREZA
Pedro Paulo Azevedo Ferreira
Professora: Maria Cazarim
Eu preciso te entender natureza perfeita não vivo sem você, o inverno é grande mas vem verão, outono e primavera estão em palma de suas mãos.
Mas tudo isso está se acabando homem polui os oceanos, a consciência não ilumina será que você vai entrar na pilha.
Mas se você quer ajudar é só trabalhar, plantar árvores e colher vai ser melhor para você, vamos tentar ajudar a natureza da poluição.
Quando olhar a natureza vai ver, que ela perde o brilho sem perceber, e ela faz a diferença por causa da poluição vem a doença.
PROJETO MAPAS
PROJETO ÁGUA
PROJETO CÉLULA
PROJETO PAISAGENS NATURAIS E TRANSFORMADAS
PROJETO REFLEXÃO
PROJETO DIA DAS MÃES
PROJETO PÁSCOA
O Projeto Páscoa desta U.E consistiu em oferecer aos pais uma foto do seu filho a baixo custo então foi montado um espaço com decoração de Páscoa e cada aluno pode tirar uma foto e oferecer aos pais e familiares.Professora Angelita Arruda
Objetivo: para que o aluno possa reconhecer e distinguir a verdadeira importância dos mapas, e partindo daí passem a ler e interpretá-los.
PROJETO ÁGUA
Professora Maria Cazarim
Objetivo: Conhecer a importância de preservar a água para a existência dos seres vivos no planeta.
PROJETO CÉLULA
Objetivo: Identificar as partes de uma célula, características e funções.
Professora Maria Cazarim com 8º ano.
PROJETO PAISAGENS NATURAIS E TRANSFORMADAS
Professora Angelita Arruda, desenvolvida com o 6º ano.
Objetivo: com o objetivo de proporcionar nos alunos o saber diferenciar paisagem natural de paisagem transformada, valorizando cada uma delas, e que através dessas formas percebão sua relação com o espaço geográfico.
Objetivo: com o objetivo de proporcionar nos alunos o saber diferenciar paisagem natural de paisagem transformada, valorizando cada uma delas, e que através dessas formas percebão sua relação com o espaço geográfico.
PROJETO REFLEXÃO
Professora Angelita Arruda, desenvolvido no 7º ano.
Objetivo: refletir e valorizar a importância de cada dia (momento) de nossas vidas.
PROJETO DIA DAS MÃES
Professora Sabrina 3º ano
PROJETO PÁSCOA
PROJETO PÁSCOA UM NOVO OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS:
Objetivo: Conscientizar e sensibilizar os alunos para o verdadeiro sentido da páscoa, com enfoque numa sociedade mais justa, sem preconceitos em que os alunos atuem compromissados com o bem comum.
Preparar os alunos para vivenciar a Páscoa fazendo com que ela não seja apenas vista como dia de ganhar chocolates. Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes, por isso acredito que preparar os alunos para a Páscoa é resgatar valores, é fazer refletir sobre as suas atitudes e discutir sobre os problemas sociais a fim de fortalecer e renovar atitudes e discutir sobre os problemas sociais a fim de fortalecer e renovar atitudes positivas.
Pretendemos mobilizar nossos alunos para a data, tendo: “Um novo olhar sobre as diferenças, despertando a reflexão de todos”.
PROJETO JORNAL
Professora: Maria de Figueiredo Godinho Cazarim
Objetivo: Mostrar que o Jornal Correio Lageano está localizado no nosso município e que traz cultura e conhecimento para os aluno da nossa escola.
PROJETO SITUAÇÃO PROBLEMA ENVOLVENDO CÁLCULO E INTERPRETAÇÃO
Brincar é mais uma atividade lúdica, é um modo para obter informações, respostas e contribui para que a criança adquira uma certa flexibilidade, vontade de experimentar, buscar novos caminhos, conviver com o diferente, ter confiança, raciocinar, descobrir, persistir e perseverar.....
Objetivos: Análise, interpretação, formulação e resolução de situações-problema.
Estabelecimento de relações entre numeração falada e escrita.
Realização de trabalhos individuais e em grupo.
Projeto realizado pela professora Helena com a turma do 2º ano.
ATIVIDADE LETRA D
Tem por objetivo a continuação do alfabeto e assim a alfabetização dos alunos.
Com a orientação da professora Mirian os alunos do 1 ano utilizaram o Jornal Correio Lageano para descobrir palavras que iniciassem com a letra D.
PROJETO LETRA C
Objetivo: Identificar os vários tipos de moradia e perceber que em cada uma delas existe uma família.
Cada família tem sua singularidade, mas deve-se preservar alguns valores.
Conhecer um pouco sobre o grande escritor Monteiro Lobato e suas histórias.
As crianças estão pintando a sua casa.
A casa depois de pronta.
Utilizando o Jornal Correio Lageano como material didático.
Completando o acróstico.
Projeto professoras Alexsandra e Nilcéia 1º ano.
PROJETO TRÂNSITO
Os alunos da EMEB Professor Antonio Joaquim Henriques do 5º ano 3 vespertino com a regência da professora Fernanada Bräscher, utilizaram o Jornal Correio Lageano como ferramenta de trabalho.
A partir de reportagens sobre o trânsito, lidas, observadas e comentadas pela turma é que então organizaram-se em pequenos grupos para uma discussão dos cuidados necessários para ocorrer um menor número de acidentes no trânsito.
Após um breve relato de cada grupo os alunos elaboraram alguns cuidados que devemos ter no trânsito.
Concluíram com desenhos educativos de como deve prosseguir para evitar acidentes no trânsito.
CUIDADO NO TRÂNSITO É ESSENCIAL
Não beber enquanto dirige.
Usar sempre cinto de segurança.
Não colocar a cabeça fora do carro.
Não atravessar na frente dos carros em movimento.
Não falar no telefone enquanto dirige.
Dar mais atenção aos pedestres.
Devemos respeitar a sinalização.
Andar sempre devagar nas ruas.
Não dormir no volante.
Não ultrapassar os limites de velocidade.
Davi, Fernanda, Lucas, Camila, Kaue
Não andar em velocidade alta.
Sempre revisar o carro para viajar.
Nunca beba se for dirigir.
Nunca use o celular no trânsito.
Não dirija sem cinto de segurança.
Pare na faixa de pedestre.
Não fume no volante.
Pare no sinal vermelho.
Sempre respeite os pedestres.
Não trafegar em alta velocidade.
Jaqueline, Maria, Viviane, Sabrina, Joaquim.
Não andar em alta velocidade.
Parar para o pedestre atravessar.
Não beber enquanto estiver dirigindo.
Sempre fazer revisão quando viajar.
Esperar o sinal verde para passar.
Não ultrapassar na faixa dupla.
Não falar no celular quando estiver dirigindo.
Usar cinto de segurança.
Usar cadeirinhas para as crianças.
Thomas, Renan, Daniela, Vitória, Rafael, Larissa.
Não atender celular quando estiver dirigindo.
Parar quando o pedestre estiver passando na faixa.
Não beber quando estiver ou for dirigir.
Não andar em alta velocidade.
Gregory, Ryan, Jonathan, Renata, Ellen.
PROJETO ESTAÇÕES DO ANO
A turma do 4º ano 3, do ensino fundamental I, sob a mediação da regente da turma professora Patrícia.
Estudaram sobre as Estações do Ano, pensando em oportunizar aos alunos um método diferenciado de estudar.
Sendo que, ficou claro que para ocorrer à mudança da estação precisamos do movimento da terra. Esse
Este projeto foi aplicado na sala de aula, através de materiais diversificados trazidos pelos alunos.
Ampliamos os conhecimentos dos alunos de forma prazerosa, despertando assim, o interesse para as modificações nas paisagens, nas épocas correspondentes.
No entanto, concluímos que dessa forma podemos desenvolver alunos criativos, auto-disciplinados e o mais importante fazer com que compartilhem juntos este momento, que foi muito significativo para todos nós.


O trabalho foi desenvolvido com os alunos do 4º ano 3, teve como objetivo aproximá-los da geometria como parte integrante de seu dia-a-dia como objetos presentes na sua alimentação, higiene, educação e lazer.
1º momento: Os alunos fizeram uma lista de onde encontramos os sólidos geométricos no cotidiano, como ex: colchão, bolo, bola, armário da cozinha, guarda roupas, etc.
2º momento: Ocorreu em sala a planificação e montagens dos sólidos onde os alunos tiveram contato com as medidas e as quatro operações.
3º momento: Aconteceu o recolhimento das embalagens e o recolhimento dos sólidos presentes nas mesmas.
4º momento Confecção de brinquedos com as embalagens como objetivo ilustrativo e demonstrativo do trabalho.
Este trabalho foi realizado pela Professora Patrícia.