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Dica de Leitura

A MENINA QUE SE APAIXONAVA



Antigamente era proibido criança namorar. Além disso, tinha a chamada conversa de gente grande: os pais cochichavam coisas longe dos filhos. Parecia que ninguém sabia direito da vida do outro. Nesse tempo de tantos segredinhos a menina Teresa se apaixonou. E ela tinha só 9 anos! Então, Teresa começou a namorar escondido... Um livro para ler de uma vez só!

De Marta Góes

Editora: Companhia das Letrinhas
Iustrações: Mariana Massarani

Resultado eleição Grêmio Estudantil

A eleição de votos SIM ou NÃO teve como resultado:

SIM: 154 votos
NÃO: 63 votos

Parabéns e boa sorte à nova diretoria do Grêmio Estudantil Gestão 2010/2011!

Especial! Como funciona o Vestibular?

VESTIBULAR



Processo de seleção

Universidades Públicas
Os vestibulares para as universidades públicas no Brasil são os mais concorridos dentre aqueles aplicados no país, seja pela oportunidade única do estudo gratuito ou pela reputação de um ensino de qualidade de que gozam estas instituições em relação às privadas. Sendo o número de vagas limitado nas universidades, estes vestibulares atingem um grau de concorrência elevado, representado tanto pelo número elevado de candidatos por vaga.Em 2009 o ministro da educação, Fernando Haddad, apresentou a proposta de unificar o vestibular das universidades federais utilizando um novo modelo de prova para o Enem.O MEC argumenta que o vestibular tradicional desfavorece candidatos que não podem se locomover pelo território. Assim, um jovem que queira prestar medicina e tenha problemas financeiros, dificilmente poderá participar de processos seletivos de diferentes faculdades - e terá suas chances de aprovação diminuídas. Por outro lado, as federais localizadas em Estados menores ficam restritas aos candidatos de suas regiões.

Universidades Particulares
Os vestibulares para as universidades particulares no Brasil são muitas vezes mal vistos, exatamente por não representarem, em muitos casos, nenhuma dificuldade ao estudante.

Estrutura da Prova

A estrutura das provas varia de acordo com a instituição responsável pela prova e algumas vezes uma mesma instituição utiliza diferentes métodos ao longo dos anos e dependendo do objetivo da prova.

Algumas instituições costumam dividir o o exame em duas fases distintas:

  • Segunda fase (exige que o candidato tenha se classificado na primeira fase): O candidato deve responder a questões na forma escrita de acordo com a faculdade que ele deseja freqüentar. Por exemplo, um candidato a Engenharia deve atender às provas de Língua portuguesa, Matemática, Física e Química.

Outras permitem que o candidato preste a prova via internet enquanto outras demandam uma maior vigilância sobre o candidato, tendo uma enorme estrutura para a execução da prova para milhares de candidatos em apenas um dia. Recentemente o governo brasileiro tomou medidas no tocante a incentivar que as notas do Exame nacional do ensino médio fossem levadas em consideração para a colocação do candidato nas provas vestibulares.

Dica de Leitura

FILHOTES DE BOLSO

Um livro realmente muito... fofo! Começando pelos desenhos encantadores. A história é bem engraçadinha e simples. Fala de um senhor que tem dois cachorrinhos tão pequenos que cabem nos bolsos de seu casacão e, por isso, vão pra todo lado com o dono. Só que ele não percebe que o bolso tem um furo e um dos cãezinhos escapa. E agora? Os textos são curtinhos e em letras de fôrma.

De Margaret Wild e Stephen Michael King

Editora: Brinque-Book

Veja como foi a visita da nossa escola ao Lendo e Relendo no Parque


(Breve, mais fotos)



O horário do recreio mudou...

Fique ligado no horário do seu recreio:

MATUTINO

Segunda, quarta, quinta e sexta
PRÉ AO 5º ANO - Das 10hs. às 10:10hs.
6º AO 9º ANO - Das 10:15hs. às 10:25hs.

Terça
PRÉ AO 5º ANO - Das 9:50hs. às 10hs.
6º AO 9º ANO - Das 10:04hs. às 10:14hs.

VESPERTINO

Segunda, quarta, quinta e sexta
PRÉ AO 5º ANO - Das 15:20hs. às 15:30hs.
6º AO 9º ANO - Das 15:35hs. às 15:45hs.

Terça
PRÉ AO 5º ANO - Das 15hs. às 15:10hs.
6º AO 9º ANO - Das 15:14hs. às 15:24hs

Lendo e Relendo leva alunos de três cidades ao Conta Dinheiro

26 escolas, 5.865 estudantes do ensino fundamental (1ª a 8ª série), 213 prestadores de serviços e voluntários e aproximadamente 580 pessoas, entre apoiadores das próprias escolas (alunos a partir de 14 anos), professores e pais voluntários, além da equipe do programa Lendo e Relendo, do Instituto José Paschoal Baggio, que desenvolve as ações sociais do Correio Lageano, lotaram o Parque de Exposições Conta Dinheiro, gentilmente cedido pelo Sindicato Rural de Lages no sábado, para a 5ª edição do "Lendo e Relendo no Parque".
Brincando e se divertindo alunos de escolas de Lages, Correia Pinto e Otacílio Costa, a maioria deles da rede pública de ensino, tiveram acesso à cultura, puderam vencer medos e superar seus limites, ler, dançar, cantar e ainda aprender mais sobre temas que podem ajudá-los no dia-a-dia, como primeiros socorros, e contribuir para o futuro melhor de toda a sociedade em longo prazo, como a preservação do meio ambiente e o trabalho voluntário.
A programação iniciou às 13 horas, mas antes disso, vários ônibus lotados já estavam em frente ao parque. Eles foram disponibilizados por empresas e instituições, como Madepar, Transul, 10º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), Reunidas e Nevatur, que garantiram não só o deslocamento entre o Conta Dinheiro e as comunidades ou municípios vizinhos, mas também ensinaram a primeira lição do dia: que voluntariado é organizado e pode servir a centenas de pessoas ao mesmo tempo.
Ansiosos, os alunos se organizaram para cumprir uma tarefa que começaram executar vários dias antes do tão esperado sábado. Para ter acesso ao evento eles tinham que apresentar uma garrafa pet. Para surpresa de todos eles chegavam ao parque carregando sacolas cheias de embalagens plásticas e também de alumínio.
O técnico digital Marcelo Pucci Reis, pai da aluna da Escola Raios de Sol, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Helen Borges, de sete anos, disse que a menina reuniu latinhas de refrigerante durante toda a semana passada. Para o pai, a cobrança de uma embalagem reciclável como entrada no evento é na verdade um bom estímulo. "Isso está incentivando eles à reciclagem ou pelo menos a dar um destino correto ao lixo. Acho que é louvável", afirmou Reis.
A coordenadora da Coopercicla, cooperativa de reciclagem de Lages (parceira do evento), Luciana Capistrano, ficou satisfeita com o resultado da ação. "Eles tinham que trazer no mínimo uma pet ou uma latinha, mas estão trazendo uma sacolinha (cheia). Isso é interessantíssimo. É por onde tem que começar mesmo, pelas escolas", elogiou Luciana ao revelar que a expectativa era de recolher mais de três mil embalagens de pet. Só que a coleta terminou com 3.650 unidades de pet, 62 latinhas de refrigerante e pelo menos 40 quilos de embalagens de cachorro-quente e de pipoca e copos descartáveis.
A coordenadora do Lendo e Relendo, Edite Moraes, destaca que a cada edição o evento está mais organizado e mantém parcerias fiéis. Este ano, foram 40 colaboradores entre órgãos públicos, privados e instituições. "A cada ano que passa nós vamos tendo mais experiência. É um evento que só tem agregado valor de educação, valor social e, este ano, valor ambiental porque o ingresso é um reciclável", avalia Edite.
Para a coordenadora o sucesso que o Lendo e Relendo no Parque tem atingido é resultado do empenho de todos os envolvidos. Dos motoristas dos ônibus que transportam os estudantes até os pais que se dispõem a também ser voluntários e auxiliar professores no acompanhamento dos alunos que vão ao Conta Dinheiro. Segundo ela, toda esta edição foi organizada para receber o mesmo número de estudantes atendidos no ano passado, 7.200. No entanto, já no início das atividades de sábado acreditava-se que o número desta edição seria superado.
Durante a tarde, as crianças e adolescentes ficaram à vontade para participar de todas as atrações oferecidas no parque. Algumas delas, como as orientações de trânsito da Polícia Militar Rodoviária, tirolesa do grupo de escoteiros e a pista de cordas (falsa baiana) e a ponte de três cordas montadas pelo 10º BEC, chamaram bastante atenção do público, que pôde testar seus limites e experimentar um pouco da adrenalina vivida pelos homens do exército brasileiro.
O aspirante Diego Apulchro revelou que o evento também ajudou o 10º BEC a divulgar suas atividades para a comunidade lageana e a desenvolver o interesse das crianças pelo exército. O batalhão expôs maquinário usado em obras de estradas e portos de Santa Catarina e distribuiu gibis do "Recrutinha", personagem que vive a rotina de "Soldado por um Dia".
A professora Rosângela Vieira de Lima, uma das coordenadoras da Escola Raios de Sol, fez questão de dar um depoimento sobre a mudança de comportamento de um dos alunos da instituição que normalmente participa de atividades com música sem esboçar muita reação, mas surpreendentemente estava dançando durante a apresentação da banda do 6º Batalhão da Polícia Militar, no palco montado dentro do parque. "Fiquei observando e até comentei com a psicóloga sobre o comportamento dele", declarou a professora.
Adriane Mota, que é professora da Escola Municipal Isidoro Marin, que fica no bairro Caroba, contou que a instituição lotou quatro ônibus com alunos para participar do "Lendo e Relendo no Parque". "Para eles isso aqui é a liberdade, porque o mundinho deles é a Isidoro", observou Adriane ao acrescentar que os professores tiveram que acompanhar todas as atividades para se inteirar e conversarem com alunos sobre o evento hoje. "No ano passado ficaram empolgados, falando um monte dos brinquedos, do que eles comeram e ganharam. A gente tem que olhar tudo para depois chegar e conversar com eles".
Weliton Santos Miranda, aluno do 5º ano da Escola Estadual João Paulo I, de Correia Pinto, fez questão de enfrentar a fila para descer a tirolesa. Foi a primeira vez que ele fez isso e logo que colocou os pés de novo em terra firme disse que é a primeira coisa que vai contar para os colegas da escola hoje. "É muito legal", resumiu o garoto.
Já Christian Fernando Batista, aluno do 4º ano da Escola Municipal Ondina Neves Bleyer, do Sagrado Coração de Jesus, acredita que as lições que aprendeu foram outras: "Dividir os brinquedos com os colegas e esperar nas filas. Eram grandes e a gente tem que esperar".

Dica de Leitura

COMO É QUE EU ERA QUANDO ERA BEBÊ?

Muitas crianças fazem esta pergunta. É gostoso saber que cara a gente tinha quando era bebê. Com desenhos engraçadinhos e muita simplicidade, o livro mostra a aparência de vários tipos de filhotes: hipopótamo, avestruz, leopardo, cobra, macaco. Mas o sapo, coitadinho, não acredita que era tão diferente assim!

De Jeanne Willis e Tony Ross

Editora: Brinque-Book